26ª rodada: rivalidades além das fronteiras

domingo, 23 de setembro de 2018
Faltando 13 rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, os objetivos de cada time estão ficando cada vez mais claros. E para motivar ainda mais o torcedor, existe o fato de que a 26ª rodada é marcada por rivalidades interestaduais. São partidas entre clubes que podem não ter sido fundados no mesmo local, mas mesmo assim protagonizaram confrontos que justificam uma grande rivalidade.

Guerrero e Fabio Santos em 2016
Foto: Agência Estado
Flamengo x Atlético/MG

O jogo no Maracanã é decisivo para o Flamengo tentar se reaproximar do líder São Paulo, que empatou ontem com o América/MG. O Atlético quer colar nos 4 primeiros colocados, buscando a classificação direta na fase de grupos da Libertadores.

O Urubu e o Galo possuem uma rivalidade intensa, muito por causa dos confrontos da década de 1980. Na época, os dois times tinham esquadrões do futebol: o Flamengo, liderado por Zico, levou a melhor do Atlético de Reinaldo na final do Campeonato Brasileiro de 1980. Os dois times se encontraram de novo na Copa Libertadores de 1981: o jogo de desempate ficou marcado pela polêmica envolvendo o árbitro José Roberto Wright, que expulsou 5 jogadores do Atlético, encerrando a partida por W.O.

Flamengo e Atlético também se enfrentaram nas oitavas-de-final do Campeonato Brasileiro de 1986, com vantagem para o Galo, e na semifinal na Copa União de 1987, com o Fla avançando para a final. Os dois times também se encontraram nas quartas-de-final da Copa do Brasil de 2006, com os cariocas avançando, e nas semifinais da Copa do Brasil de 2014, com virada histórica para os mineiros (2 a 0 para o Fla na ida e 4 a 1 na volta).

Nos últimos 4 anos, Flamengo e Atlético se enfrentaram 8 vezes, com 3 vitórias do Fla, 3 do Galo e 2 empate. Talvez o jogo mais marcante tenha sido pelo Campeonato Brasileiro de 2016, que terminou 2 a 2. Os dois times disputavam a vice-liderança do torneio. Na atual temporada, o Rubro-Negro ganhou do Alvinegro Mineiro no Independência por 1 a 0 pela 7ª rodada e, naquele ponto, assumia o primeiro lugar.

Fagner em 2017
Foto: Marcos Ribolli
Corinthians x Internacional

O Internacional também quer se aproveitar do São Paulo ter empatado com o América/MG e busca assumir a ponta da tabela de novo. Para isso, vai ter que passar pelo Corinthians no Itaquerão.

Os dois clubes já disputaram título de Campeonato Brasileiro em 1976, quando o Inter sagrou-se bicampeão nacional. Também disputaram a final da Copa do Brasil de 2009, dessa vez com o Corinthians conquistando seu terceiro título. Eles também se encontraram nas oitavas-de-final da Copa do Brasil de 1992, quando o Colorado passou e foi rumo à conquista.

A maior polêmica envolvendo os dois clubes foi a do Campeonato Brasileiro de 2005, quando jogos apitados pelo árbitro Edilson Pereira de Carvalho foram anulados e realizados de novo, o que fez com que o Internacional perdesse o título para o Corinthians. Um pênalti não marcado em cima de Tinga - e a expulsão do jogador - é contestado até hoje por colorados, em partida decisiva entre os dois.

Nos últimos 4 anos, Corinthians e Internacional se enfrentaram 7 vezes, com 3 vitórias para o Timão, 2 para o Inter e 2 empates. As equipes se enfrentaram no mata-mata apenas em 2017, pela quarta fase da Copa do Brasil. Na ocasião, o Internacional avançou nos pênaltis após dois empates por 1 a 1.

Victor Ferraz e De Arrascaeta
Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro
Cruzeiro x Santos

Provavelmente, será o jogo com menos ambição. A classificação para a Libertadores é difícil para ambos, e o Cruzeiro ainda disputa outras duas copas. Mesmo assim, o duelo tem motivos para ser lembrado.

Em 1966, o Santos de Pelé era pentacampeão nacional consecutivo. Nessa temporada, o Alvinegro Praiano caminhava para o hexa quando teve que enfrentar o Cruzeiro de Dirceu Lopes, Tostão, Raul Plassmann, Piazza e cia. O resultado: 6 a 2 para a equipe azul no Mineirão e outra vitória, por 3 a 2, na volta! A imprensa começou a dar mais atenção para os times fora do eixo Rio-São Paulo a partir desse momento.

Confrontos recentes também alimentam a rivalidade: Cruzeiro e Santos se enfrentaram nas quartas-de-final da Copa do Brasil desse ano. O jogo acabou indo para os pênaltis, e a estrela de Fábio brilhou. Os santistas reclamaram pelo jogo ter terminado no momento de um contra-ataque. A Raposa se classificou e está disputando as semifinais contra o Palmeiras.

0 comentários:

Postar um comentário