Histórico! Bahia supera Botafogo nos pênaltis e avança às quartas da Copa Sul-Americana

quarta-feira, 3 de outubro de 2018
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

Um dia de festa para o torcedor baiano: após derrota por 2 a 1, mesmo placar do jogo de ida, o Bahia superou o Botafogo nos pênaltis no estádio Nilton Santos. A partida foi válida pelas oitavas-de-final da Copa Sul-Americana e credencia o Tricolor de Aço a participar das quartas do torneio, algo inédito na história do clube - que só havia chegado até as oitavas em 2014.

Em questão de competições internacionais, o Bahia pode se gabar: participou cinco vezes da Libertadores e da Copa Sul-Americana e é o nordestino que mais disputou competições internacionais, ao lado do Sport: 12 vezes. O clube fez sua melhor campanha em torneios continentais na Libertadores de 1989, quando chegou às quartas-de-final com o time que rendeu o apelido "Tricolor de Aço".

É interessante notar que o Sport, ano passado, se tornou o primeiro clube nordestino a se classificar para as quartas-de-final da Copa Sul-Americana. Agora, o Bahia também pode ostentar esse feito. Isso pode evidenciar uma melhora do futebol nordestino no cenário internacional - que, vale destacar, tem representantes na Sul-Americana desde a edição de 2009.

Confrontos brasileiros na reta final da Sula

Com o resultado, Bahia e Atlético/PR vão se enfrentar pelas quartas da Copa. Eles já se enfrentaram esse ano duas vezes pelo Brasileirão: os resultados foram 0 a 0 na Fonte Nova e 2 a 0 para o Furacão na Arena da Baixada.

Hoje, quinta, o Fluminense enfrenta o Desportivo Cuenca no Maracanã às 19h30. Com a vitória na ida por 2 a 0, a classificação já está praticamente encaminhada. Avançando de fase, o Tricolor Carioca terá que enfrentar, nas quartas, um dos maiores times do continente: o Nacional/URU.

Depois disso, a semifinal seria formada pelos vencedores dos confrontos BAH x CAP e FLU x NAC. Isso significa que se o Fluminense passar, necessariamente teremos um time brasileiro na final da segunda maior competição do continente: o clube carioca enfrentaria ou os baianos ou os paranaenses nas semis.



Temos emoção e bom desempenho de brasileiros na Libertadores. De fato. Mas a Copa Sul-Americana também é uma grande reserva moral do nosso futebol que ainda aguarda muitas emoções na reta final!

0 comentários:

Postar um comentário