28ª rodada: quebrando os tabus

sábado, 6 de outubro de 2018
Em clima de eleições presidenciais, pelo menos algumas torcidas tiveram o que comemorar nesse final de semana. O Campeonato Brasileiro de 2018 já está marcado pela disputa intensa na reta final, algo que não se via desde 2011 - e, ainda por cima, algumas provocações que atormentavam o torcedor agora caíram por terra.

Gustavo Gómez comemora seu gol
Foto: César Greco / Agência Palmeiras / Divulgação
Choque-Rei no Morumbi encerra jejum de 16 anos

O São Paulo é postulante ao título do Campeonato Brasileiro. Muita gente não botaria a mão no fogo pelo Palmeiras na primeira parte do torneio, mas a recuperação depois da chegada de Felipão foi assombrosa. Agora, os clubes da capital estão disputando título ponto a ponto. Isso só apimentou mais o clássico, que contou com uma apimentada extra: o Verdão não vencia o rival no Morumbi desde 2002, ou seja, há 16 anos, quando ganhou por 4 a 2.

Isso tudo não abalou o Palmeiras, que ficou com menos posse de bola a maior parte do jogo, mas que soube se defender e tentava explorar contra-ataques. O lance polêmico da partida foi quando Sidão tentou impedir Deyverson de chutar defendendo com a mão fora da área, logo aos 9 minutos. Depois disso, a partida ficou truncada. Até que aos 33, Dudu cobrou escanteio para Gustavo Gomez inaugurar o marcador. 1 a 0. Minutos depois, após contra-ataque que acabou com bola na trave, Mayke cruzou para Deyverson fazer 2 a 0.

No segundo tempo, Éverton voltou ao time após dois jogos fora por lesão no lugar de Rodrigo Caio, que estava improvisado na lateral-direita; Bruno Peres foi recuado para essa função. Gonzalo Carneiro também entrou. Mas as alterações não mudaram a criatividade do Tricolor, que ainda viu o Verdão criar mais chances de perigo com Lucas Lima, que acionava contra-ataques tocando em Dudu pela esquerda e Hyoran, que foi substituído por Willian, na direita.

Após mais de 15 anos, o Palmeiras volta a vencer do São Paulo no Morumbi. O Porco também se isolou na liderança do Campeonato Brasileiro com 56 pontos, três acima do vice-líder Internacional.



Lucas Paquetá comemora um de seus gols no Itaquerão
Foto: Marcos Ribolli / GloboEsporte
Flamengo volta a vencer em São Paulo

O Rubro-Negro foi ao Itaquerão após ser eliminado da Copa do Brasil pelo próprio Corinthians, na quarta-feira passada, e ter tido uma atuação ruim diante do Bahia, na estreia de Dorival Júnior. Isso já alimentou um certo favoritismo ao Corinthians, e ainda tinha o fato de que o Flamengo não vencia um grande paulista dentro do estado de São Paulo há 24 jogos; a última vitória tinha sido contra o São Paulo, no Morumbi, por 2 a 1 e em 2011. E o Fla não ganhava do Timão em SP desde 2009.

Tudo isso foi abaixo em uma boa exibição do time carioca. No primeiro tempo, o Flamengo manteve a posse de bola e na dificuldade de criação, apostou em finalizações a longa distância. O Corinthians ficou na defesa, e levou muito perigo quando Willian Arão errou na saída de bola e deixou Mateus Vital cara-a-cara com César; o goleiro fez uma grande defesa e, no rebote, Douglas tentou finalizar de novo, para outra defesa do arqueiro flamenguista.

No segundo tempo, o Flamengo continuou em cima, dessa vez com os avanços de Réver - que tentou duas finalizações de longe. Aos 15 minutos, Vitinho cobrou escanteio e Lucas Paquetá subiu mais que Gabriel para marcar de cabeça; 1 a 0. Os torcedores corintianos até tentaram enxergar uma reação nesse momento: logo depois disso, Pedrinho entrou e tentou uma finalização que nem a que ele marcou gol, na quarta e contra o mesmo Flamengo. De qualquer forma, cinco minutos depois, Vitinho cobrou outro escanteio, Uribe desviou para trás na primeira trave e bola acabou sobrando para Paquetá finalizar e marcar 2 a 0.

A partir daí, o Corinthians assumiu a posse de bola, mas não conseguiu se impor com chances perigosas. O Flamengo ainda marcou no final, com Rodinei sendo acionado na direita por Paquetá e tocando para Renê fazer o terceiro, após boa defesa de Cássio na primeira tentativa. Essa também foi a maior derrota que o Corinthians sofreu dentro de seu estádio, inaugurado em 2014.



A 28ª rodada do campeonato ainda não acabou. Vão haver jogos ainda hoje (Grêmio x Bahia), segunda, terça e quarta. Não vai haver partidas no domingo por conta das eleições.

0 comentários:

Postar um comentário